Paróquia de Ipu realiza 1ª reunião de Pais e catequistas com a presença do Pároco.

terça-feira, maio 03, 2011

Sábado passado, dia 2 de abril, na capela do PSC aconteceu a primeira reunião de Pais e Catequistas da Paróquia de São Sebastião de Ipu. O encontro aconteceu as 15,30h com a presença maciça dos pais. Nunca tinha acontecido na cidade uma reunião assim. O resultado foi positivo.

O encontro começou com a oração dirigida pelo pároco que em seguida apresentou a catequese do Ipu, seus objetivos e propósitos, seus anseios e preocupações. Fez um pequeno histórico da catequese no Ipu, apresentou o trabalho desenvolvido pelos catequistas, falou da importância dos pais na educação dos filhos, em especial na formação religiosa.

Alertou para o valor da Eucaristia na vida do cristão, na importância da continuidade na catequese de perseverança após a primeira Eucaristia até a crisma, completando a Iniciação Cristã. Pediu que os Pais dessem exemplos do amor a Deus através da oração e da participação na santa missa, de preferência juntos com os filhos e na necessidade dos filhos participarem da missa das crianças, todos os sábados as 16 horas na capela do patronato.

Pe. Nonato falou ainda do desejo de ter os jovens que participam dos grupos jovens com grupos de perseverança. Seria o inicio vocacional do seu grupo.

O coordenador apresentou a estrutura da catequese. Os grupos catequéticos são formados de um líder e quatro catequistas: 1 para crianças de 7 anos – iniciação a Eucaristia; 1 para crianças de 8 anos – pré catequese; 1 para preparação à primeira Eucaristia – crianças de 9 anos; 1 para crianças que estão perseverando na catequese. Cada catequista deve trabalhar com um catequista suplente.

Falou da importância das crianças na freqüência em todas as fases da catequese para sua perfeita iniciação cristã e da contribuição que os pais podem dar, até sendo catequista.

Fonte: Blog da Catequese da Paróquia de Ipu