Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

sexta-feira, fevereiro 10, 2012
M.E.S.C
(Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão)
  • São cristãos leigos e leigas batizados que cooperam, de forma extraordinária, em alguns serviços que não exigem o caráter do sacramento da Ordem.
  • Hoje num total de 109, sendo 73 da sede e 36 das capelas estão atuando.
  • Esses leigos e leigas receberam curso de formação preparado e ministrado pelo pároco que se renova de dois em dois anos.
  • Mensalmente, a cada 1º sábado do mês, os ministros reúnem-se com o pároco para serem orientados e animados na fé para continuarem sua missão.

O QUE FAZ
Levam semanalmente o Pão da Palavra e da Eucaristia aos enfermos e idosos que não podem dirigir-se até a Igreja.
Coopera com o sacerdote na distribuição da Sagrada Comunhão nas celebrações diárias.
Expõe o Santíssimo Sacramento para a adoração.
Nas capelas, cuidam de forma geral para que haja o zelo e respeito com as coisas do Senhor.
Estão sempre atentos no acompanhamento dos enfermos e idosos no sentido da assistência espiritual e material.
Exercem o ministério das Exéquias.

OBJETIVO GERAL

De maneira marcante e construtiva o MESC com humildade e compenetração coopera com o sacerdote em alguns serviços sendo fermento no mundo, enriquecendo com os valores do evangelho, a política, a ciência, a arte, a economia, a família, o lazer, a educação, a cultura, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS E PRÁTICOS

Viver a vocação e missão de batizados.
Em virtude do único sacerdócio de Cristo, participar do sacerdócio comum dos fiéis.
Viver o sacerdócio comum dos fiéis.
Atuar na igreja e no mundo, visando a santificação de todos.
Cooperar com os sacerdotes, de forma extraordinária, em certos serviços.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PARÓQUIA
  • Visitas ao presídio
  • Organização de barraca nos festejos do Orago, nas capelas e aqui na sede.
  • Participação na liturgia diária.
  • Adoração mensal, 2ª quinta-feira do mês e organização de procissões.
  • Adoração na sede e nas capelas no dia de Corpus Christi.
  • Ajudam na distribuição de cestas básicas.
  • Apoio nos eventos realizados pela igreja.

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:

* distribuição da comunhão na missa.
* distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
* administração do viático.
* exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo).