Pastoral da Comunicação

sexta-feira, fevereiro 10, 2012
PASCOM

A Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.
(Frei Edgar Alves Pereira, OFM) CNBB
Assim, na Igreja temos a Pastoral da Comunicação que se preocupa com tudo o que foi refletido. A PASCOM é um serviço à comunicação feita e recebida na comunidade. Relaciona-se com a imprensa comercial para divulgar a imagem pública da Igreja. Estuda e reflete os documentos da Igreja que tratam sobre a comunicação, bem como procura estabelecer critérios para a formação dos agentes a fim de que assumam a Pascom como um apostolado e não apenas no aspecto funcional e técnico do uso dos meios.
As dificuldades financeiras, não podemos esquecer, dificultam uma maior velocidade e eficácia da comunicação na Igreja, por ela não estar aliada a grandes grupos internacionais de patrocínio. Permanece o trabalho de continuar investindo, com as forças que se têm, para que a evangelização aconteça nos e pelos modernos meios de comunicação social.

A Pascom utiliza-se de todos os meios de comunicação disponíveis e acessíveis ao maior númeor de pessoas possível: Um jornal, um boletim, um mural, página de Internet, etc.

A Pascom deve facilitar a divulgação das atividades paroquiais dentro e fora dela e dos eventos entre as pastorais. É um dos mais eficientes recursos para levar a Boa Nova a todos, sem distinções, separações, medos ou preconceitos. Tem uma responsabilidade muito grande: é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização.