Há 13 de Maio: 'Igrejinha do Quadro' já tem data marcada para reabrir

sexta-feira, abril 20, 2012

A famosa "Igrejinha do Quadro" já tem data marcada para reabertura com missas e celebrações especiais. A data é no dia 13 de Maio, data que a prefeitura escolheu para inaugurar a obra de restauração da "Igrejinha".

O IN conversou com o restaurador Sérgio Tropia que contou em detalhes como está o acabamento da obra de restauração da Igrejinha de onde a história do Ipu nasceu. De acordo com o restaurador, toda a 3ª etapa que consiste na pintura da parte externa está sendo concluída, "fica faltando só a parte do baldrame, que é a base do azulejo, para reparo finais" disse.

Está sendo feito e concluído nesses dias, todo o piso externo em tijoleiro, a parte central interna está sendo trabalhada, a base de massa fina de cal, o arco do cruzeiro já está concluído como pode ser visto na foto ao lado.

"Todos os fordois das tribunas estão sendo colocados, que é a finalização do forro lambri e em continuidade aos trabalhos das tribunas, que é de madeira, já foi colocado todo o coudem em reaproveitar do cedro original" destaca Sérgio que trabalha na restauração desde agosto do ano passado.

Dificuldades

Uma das maiores dificuldades de acordo o restaurador foi bem no início, segundo ele o consultor técnico José Maciel Backer percebeu que teria que ser feito, antes de tudo, um trabalho de drenagem interna e externa, que não estava proposta na planilha da obra. "A gente está vendo o resultado agora, por que quando foi colocar o piso do altar percebemos que não havia mais nenhuma umidade. Isso é o resultado de um bom serviço realizado" comemora dizendo que hoje quando as águas das chuvas batem na parede elas são drenadas para o solo sem infiltrar para o interior da Igreja.

Sérgio disse ainda que foi feito todo um trabalho de amarração nas trincas maiores, pois a Igreja estava toda ameaçada a ruir grande parte dela. "tanto é que uma das parte lateral do beiral foi refeito" toda essas amarrações necessárias atrasou (retardou) a obra.


Imagens

Grande parte das imagens foram restauradas em trabalho feito pelo restaurador no início de agosto de 2011. Ele assegurou que todas elas irão voltar para a Igrejinha, pois segundo ele é intensão do padre.

Sérgio, anunciou que a Jussara Peixoto, arquiteta do projeto, pretende no futuro realizar em Ipu um curso de restauração de imagens para pessoas interessadas no assunto.

Preocupação

Para o restaurador Sérgio Tropia a grande preocupação não é somente com o prédio e sim com o templo. "Na verdade quando você encerra um templo como esse, tem que se preocupar também com toda decoração para funcionar como um templo de oração" ressalta.

Sérgio finaliza a conversa com o IN, fazendo um pedido a população de Ipu: "Façam uso da Igreja, não só como um templo religioso, mais como uma proposta de preservação de um patrimônio histórico, afinal foi aqui que surgiu a vila".


Inauguração

Para a inauguração que acontecerá no dia 13 de maio, é esperado o Bispo Diocesano Dom José Magri que irá benzer toda a Igreja, juntamente com o Pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva.

Ouça a Entrevista com o Restaurador Sérgio Tropia para o Ipu Notícias