Sábado de Aleluia é marcado por vigília e batismo do fogo em Ipu

segunda-feira, abril 09, 2012
O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

A Vigília Pascal é um dos ritos mais antigos da liturgia e se celebra na noite do Sábado de Aleluia. Santo Agostinho chamou a data de "mãe de todas as vigílias", em alusão à espera da Ressurreição do Filho de Deus. Em meio a cantos e orações especiais para a vigília, os fiéis acendem suas velas na chama do círio.

A cerimônia começou no Santuário em construção de Nossa Senhora das Graças no Alto da Boa Vista, onde o pároco Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascal, símbolo de Cristo. O pároco também realizou uma incisão sobre o Círio Pascal, gravando uma cruz e o número do ano 2012, e pronunciou "Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega".


De lá os católicos saíram em procissão até a Igreja Matriz de onde iniciou a Vigília Pascal, uma celebração que durou cinco horas começando às 00:00h e terminando às 5:00h do domingo de Páscoa (08/04) e culminou com uma procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado em torno da Praça Delmiro Gouveia voltando para a Matriz.