Igrejinha: Igreja de Nossa Senhora do Desterro é restaurada

quarta-feira, maio 16, 2012
A cidade de Ipu na noite de ontem, domingo, 13 de maio (dia das mães) foi centro de atenções no Ceará no Brasil e no Mundo, por conta do evento católico de grande expressão cultural, que marca a abertura e restauração da Igreja de Nossa Senhora do Desterro "Igrejinha do Quadro". A festa foi transmitida  ao vivo pelos meios de comunicação; Rádios: Novo Tempo FM - Regional AM, TV Diário e Internet , IN e portal da Rádio Regional.

O evento contou com as presenças do vice governador do estado, Domingos Filhos; do deputado estadual Sérgio Aguiar; prefeito municipal, Henrique Sávio Pereira Pontes; presidente da AFAI, João Tomás Lourenço Martins (Tontim); presidente da AILCA, Abílio Lourenço Martins; presidente da Câmara Municipal, Carmem Lúcia Pinto Martins; Bispo Diocesano, Dom Odelir José Magri; Pároco de Ipu, Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, secretários, vereadores, padres, religiosos e uma grande quantidade de pessoas que lotaram a igreja o patamar e a praça.

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha), foi totalmente restaurada e voltou a ostentar suas características originais quando recebeu em 1870 um projeto arquitetônico em estilo Neo Clássico. As obras de restauração iniciaram em 14 de fevereiro de 2011, duraram quinze meses e foi um desafio para os restauradores; o estrangeiro Jose-Marcel Becker, tecnólogo restaurador e Sérgio Magalhães Tropia (supervisor), técnicos responsáveis por toda a restauração do templo religioso. Algumas das características originais foram recompostas por eles baseadas em vestígios de fotografias.

A reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Desterro ficou marcada pelos descerramentos da placa inaugural e busto de Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, colocado no lado sul da igreja e principalmente pela celebração eucarística com benção da igreja e consagração do altar mor, pelas mãos do bispo diocesano e do pároco de Ipu. A celebração de ontem foi feita nos moldes de antigamente onde o celebrante rezava de costas para os fiéis.

Logo após a celebração houve queima de fogos e palavras das autoridades. O Pároco Pe. Raimundo Nonato agradeceu a AFAI e ao prefeito pela restauração do templo, citou a coragem e determinação da funcionária pública Ana Aragão pela luta inicialmente pela restauração e  anunciou que a Igreja não servirá apenas de museu, que atividades pastorais acontecerão ali a partir do próximo mês, como missa do Apostolado da Oração nas primeiras sextas-feiras do mês e Terço dos Homens.

Álbuns de Fotos