Livro com história de Monsenhor Moraes é lançado na 1ª Semana Cultural de Ipu

quinta-feira, janeiro 17, 2013
O livro “Monsenhor Moraes: O Importunador de Deus - Nosso Morabout”, escrito pelo médico cardiologista Dr. José Maria Bonfim de Moraes, sobrinho do homenageado, e editado pela Editora Expressão Gráfica e Editora / Fortaleza-CE, foi lançado nesta terça-feira, (15/01) em Ipu.

Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, presbítero de Ipu-CE, nasceu em 1911 e faleceu em 2009. Durante seus 72 anos de sacerdócio, Monsenhor Moraes teve sua vida coroada de pleno êxito pelas suas qualidades morais, aprimorada cultura, brilhante orador sacro e virtuoso sacerdote. No campo literário, publicou três livros de versos e poesias: "Eu e meus versos (1996); A poesia que canta (2002) e A voz do coração (2005)", onde comprovou com notáveis sonetos e primorosas poesias, a sua inspiração verdadeiramente poética. Na área sócio-política fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipu; Patronato Sousa Carvalho; Ginásio Ipuense; Escola profissional; Maternidade Hospital Dr. Francisco Araújo; Posto de Puericultura; implantou os primeiros telefones; organizou a Banda de Música; o Centro Social Urbano. Conseguiu com o Governo do Ceará, a estrada de Canindé a Ipu; implantou a Rádio Catedral FM, dentre tantos benefícios para a população ipuense.

O autor

José Maria Bonfim de Moraes, nasceu nas barrancas do Rio Poty. Dr. Moraes como é conhecido é filho de Crateús - Ceará, médico Cardiologista, mestre em saúde pública pela Universidade de Fortaleza. Membro do Colégio Americano de Cardiologia. É fellow do A.C.C. Desde 1996 é official visitor da Clínica Mayo, Rochester, MN. USA. Esse é o quinto livro lançado por ele. 


Lançamento

O Lançamento na cidade de Ipu se deu na noite de ontem, terça-feira (15/01), durante a segunda noite da 1ª Semana Cultural de Ipu realizada pela AFAI e AILCA, na Casa de Cultura Oswaldo Araújo, sede das duas instituições. A apresentação do livro foi feita pelo Doutor Honorius Causa Thomas de Araújo Corrêa, que em seu discurso falou um pouco da vida do ex-pároco que exerceu seu sacerdócio em Ipu, por mais de cinco décadas.

Semana Cultural

Na noite de ontem, como parte da programação da 1ª Semana Cultural de Ipu aconteceu além do lançamento do livro "Monsenhor Moraes: O Importunador de Deus - Nosso Morabout" foi realizado o projeto "Aula da Saudade" onde na oportunidade ex-alunos e ex-professores poderão matar a saudade do antigo Ginásio Ipuense, nos dias de hoje Colégio Ipuense. Os presentes puderam ainda desfrutar de belas canções interpretadas pelos artistas Nazareno Alves e Raimundo Augusto.

Fonte:Ipu Noticias