Padre Raimundo Nonato Timbó lança livro na 1ª Semana Cultural em Ipu

quarta-feira, janeiro 16, 2013
A Associação dos Filhos e Amigos de Ipu - AFAI e a Acadêmia Ipuense de Letras Ciências e Artes - AILCA, realizaram na noite de ontem, segunda-feira (14/01) na Casa de Cultura Oswaldo Araújo a abertura oficial da 1ª Semana Cultural em Ipu, que contou com os lançamentos de dois livros: Um da Paróquia de Ipu, com dados biográficos e históricos da mesma; Outro do advogado, filho de Hidrolândia-CE,  Dr. Antônio Pereira Cid com o título "Iluminando o caminha da vida".

"Um povo sem cultura, sem arte é um povo frio, o Ipu que latente em termo de cultura e arte. A gente tem que desenvolver, incutir nos jovens de nossa terra o gosto pela leitura pela arte e a leitura por assim faz, com o desenvolvimento cultural, aos poucos desenvolver nesses jovens o gosto pela leitura". Com essas palavras o presidente da AILCA, Abílio Lourenço Martins abriu oficialmente a primeira semana cultural que encerrará no dia 19 com a já tradicional "Noite do Reencontro" no Quadro da Igrejinha. " A nossa proposta é criar anualmente em Ipu essa semana cultural, divulgando justamente a arte" ressalta

A noite contou ainda com a as presenças do presidente da AFAI, João Tomaz Lourenço Martins - Tontin; do Pároco da Cidade, Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, do Escritor e Historiador, Francisco de Assis Martins - Prof. Melo; do médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa; da Mestra da Cultura, Dona Branca; do médico que também lançará um livro no evento, Dr. José Maria Bonfim além das artistas: Klaudiana Vianna Torres, Maria de Jesus Vianna e Ana Lucila Ayres, representada pela sua irmã a acadêmica Graça Ayres.

Durante a primeira noite da primeira Semana Cultura de Ipu o público presente pôde ver exposição de artes em telas e barro como também as apresentações pelos autores dos dois livros lançados durante abertura do evento. No Livro "Paróquia de Ipu: Sua História" que trás dados históricos e biográficos da paróquia o escritor Professor Melo a pedido do pároco fez uma breve apresentação.

Programação

A 1ª Semana Cultural de Ipu que ocorrerá no período de 14 a 19 de janeiro terá a seguinte programação.

15 de janeiro
19h - Apresentação Musical (Nazareno e Raimundo Augusto)
19h20min - Lançamento do Livro "Importuno de Deus" José Maria Bonfim
19h30min - "Aula da Saudade"

16 de Janeiro
19h30min - Lançamento dos livros: "Cônego Aragão: Esboço Biográfico" de José Solon Sales e Silva; "Sentimento Poético" e "Memórias de Meu Pai"  de Frei Aquino com apresentação Musical do Choro Feliz

17 de Janeiro
19h - Assembleia Geral da AFAI
19h - Lançamento dos Livros: "No Orvalho das Manhãs", "Causos do Ipu" e "Notáveis" de Francisco de Assis Martins; "Vida Religiosa do Mons. Gonçalo" de Jerônimo de A. Sá Júnior.
20h - Apresentação Musical de Artistas da Terra.
22h - Serenata (Iniciando no Casarão e Terminando no Quaro)

18 de Janeiro
19h - Apresentação Musical de Artistas da Terra
20h - Reunião da Gala da AILCA