Pe. Nonato Timbó completa 22 anos de Vida Sacerdotal.

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Neste dia 04 de Janeiro de 2013 a comunidade católica de Ipu celebrará uma missa  em ação de graças pelos 22 Anos de Ordenação Sacerdotal de seu pároco, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva.
Em uma entrevista ao site da AFAI (Associação dos Filhos e Amigos do Ipu) o sacerdote explica como aconteceu o chamado do senhor em sua vida:
Onde viveu e o que fazia o cidadão Raimundo Nonato antes de entrar para o clero?
Até aos 14 em Hidrolândia. De 1970 a 1982, Nova Iguaçu-RJ, estudando, trabalhando e militar por 06 anos, no 1.º Batalhão de Infantaria Motorizado – Escola (Batalhão Sampaio). Participava ativamente da vida paroquial, principalmente, na Pastoral de Juventude.
O que o fez abraçar o sacerdócio?
Na minha adolescência, através de encontros, retiros e exemplos de vida de pessoas consagradas, fizeram despertar um amor à pessoa de Jesus Cristo. Quando retorno para Hidrolândia, vendo a carência de sacerdócio na nossa região, e aquele “chamado” sempre me inquietando, isto é, apelando-me para uma decisão de vida, decidi ingressar no seminário. O que fiz em fevereiro de 1994.

Currículo Sacerdotal
Ingressou no Seminário Regional Nordeste I no dia 08 de fevereiro 1984. Sendo seminarista da Diocese de Sobral, recebeu o Ministério de Leitor em 1988, o Ministério de Acólito em 1989, o Rito de Admissão ao Diaconato e ao Presbiterado em 1989. Foi ordenado diácono em 1990 e finalmente Presbítero, em 04 de janeiro de 1991, pelo então Bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeira Vieira.

Diretor do ISTEP de Sobral, Reitor do Seminário Diocesano São José de Sobral, Vigário Paroquial de Meruoca, Vigário Paroquial da Paróquia do Patrocínio, Vigário Paroquial de Frecheirinha, Administrador Paroquial das Paróquias de Martinópole e Senador Sá. Vigário Geral da Diocese de Sobral (1998 – 2000), vigário Episcopal da Região Episcopal do Araras (2000). Por duas vezes em que o episcopado da Diocese de Sobral ficou vacante (2004 – 2005) (2009 - 2010), Pe. Raimundo Nonato exerceu o cargo de Administrador Diocesano da Diocese de Sobral.

Atualmente Pe. Nonato Timbó é pároco de Ipu, cargo que ocupa desde 09 de dezembro de 1999 e também é Vigário Episcopal da da Região do Araras da Diocese de Sobral-CE.