Fiéis lotam Igreja Matriz na Quarta-feira de Cinzas em Ipu

quinta-feira, fevereiro 14, 2013
O sacerdote recebe as cinzas do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão
Fiéis lotaram a igreja matriz de Ipu nesta quarta feira de Cinzas (13/02). A celebração de Cinzas marca o início da Quaresma, período que representa reflexão, penitência e conversão para devotos católicos.

Na Matriz da cidade, missas em horários diferentes (7h e 9h) foram realizadas, além da divulgação da Campanha da Fraternidade de 2013 que, este ano, vai abordar questões referentes à Juventude.

"Os fiéis têm a quarta-feira de cinzas como o início de um período de restrições e de lembrar-se dos sacrifícios que Jesus fez por nós." ressalta o vigário paroquial de Ipu Padre Helânio, concelebrante da missa das 9h que também marca o inicio da Campanha da Fraternidade desse ano de 2013 que tem como tema “Fraternidade e Juventude".
Momento em que as cinzas são abençoadas

A Campanha da Fraternidade, que está na sua 50ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. Este ano a  Campanha da Fraternida iniciará neste sábado (16/02) com uma caminhada que sairá da Igreginha do Quadro as 18h com destino a igreja Matriz de Ipu onde será asteada a bandeira da Campanha da Fraternidade.

Entenda a Notícia

A quarta-feira de cinzas recebe este nome por marcar o início dos 40 dias que antecedem a sexta-feira Santa. As cinzas simbolizam dor e penitência e demonstram que os fiéis precisam estar com almas e corações purificados para Deus.

As cinzas utilizadas na Celebração Eucarística são preparadas com os ramos de palmas distribuídos no Domingo de Ramos do ano anterior. Após abençoá-las o sacerdote as impõe na fronte de cada fiel traçando-lhes o Sinal da Cruz.