Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos em Ipu

domingo, março 24, 2013

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.

Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas que nos mostra o sentido da Paixão e morte de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados;
Em sua homilia o pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato nos lembra ainda que este ano a igreja nos faz se sensíveis a paixão dos jovens e adolescentes que vivem na paixão sendo dominados pela droga, onde para contemplar a cruz significa renunciar a tudo que gera ódio, divisão, medo, evitar que os homens continuem a crucificar outros homens, aprender com Jesus a entregar a própria vida. Significa que o grito de alegria de hoje não se converta em crucifica-o na Sexta-feira Santa, que os ramos que brotam novos envoltos de propósitos santos não muchem nas mãos e se convertam em ramos secos, caminhemos até a Páscoa com amor. A presença dos ramos em nossos lares deve ser uma lembrança de que hoje aclamamos Jesus como nosso rei e de que desejamos aclamá-lo por toda a nossa vida como nosso Salvador.
Veja as fotos