Missa do lava pés marca celebração santa nesta quinta em Ipu

sexta-feira, março 29, 2013

Dentro da programação religiosa da semana santa, a igreja católica do município de Ipu celebrou nesta quinta-feira (28/03) a Missa do Lava- Pés e a instituição da eucaristia. Na cerimônia, que lembra a Última Ceia, o pároco de Ipu lavou os pés de doze jovens, repetindo o gesto de Jesus com os apóstolos.

Rárisson Ramon Nascimento Alves, radialista e estudante de direito, 25 anos teve uma grande responsabilidade de representar um dos apóstolos na celebração de Lava-pés na Igreja Matriz de Ipu: “É uma honra de Jesus, para que você seja uma pessoa mais humilde”, afirma.

A celebração dessa Quinta-feira santa recorda a Ceia do Senhor. Quando Jesus prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: 'Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei'. "Significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor." ressalta o pároco de Ipu, Pe. Raimundo Nonato.

Por conta da CF de 2013 Jovens foram escolhidas para participarem do lava-pés
Ao final da celebração houve o trasladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração que irá durar até as 18h do dia seguinte (Sexta-feira santa) com a Celebração do Beijo da Cruz. Esse é o único dia do ano em que as igrejas não celebram missas. Segundo o padre Aírton Liberato, vigário da paroquia de Ipu, o momento é de luto pela morte de Jesus.

No sábado santo dia 30 de Março haverá a Vigília Pascal com Bênção do Fogo saindo da Igrejinha do Quadro a partir da meia noite. No Domingo da Ressurreição dia 31 de Marçoserá celebrada missa às 9h na Igreja Matriz; às 18h nas Capelas dos Distritos de Várzea do Giló e Estivado e  às 19h em Baixa Larga e José dos Martins.

Veja as fotos
Fonte:Ipu Noticias