Projeto prevenir em parceria com a crede 05 realizaram atividades de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas nas escolas .

domingo, abril 07, 2013

Nos dias 01 a 05 de abril de 2013 o projeto prevenir realizou várias atividades, entre elas, palestra de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas o projeto distribuiu cerca de 1.500 livros que abordam este tema de prevenção foram contemplados os municípios de Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do norte, Croatá e Ipu cerca de mil alunos e trinta e três escolas foram contemplados.

O projeto prevenir chega a marca de duzentas e dez escolas e setenta mil alunos que já participaram de atividade de prevenção as drogas neste um ano do projeto realizado em todo o estado do Ceará , este projeto é financiado pela CNBB conferencia nacional dos bispos do Brasil com a coordenação da pastoral da sobriedade do regional nordeste 1 da CNBB –Ceará, Rogério Melo Idealizador e coordenador do projeto explica que a escola é um ambiente ideal para implantação de ações preventivas, uma vez que, na maioria dos casos, é na adolescência que o ser humano tem seu primeiro contato com psicotrópicos. “Além disso, na Escola o jovem passa grande parte do seu dia e lá está aberto ao aprendizado, continuamente estimulado ao conhecimento do mundo ao seu redor”, declara.

Baseando-se na etimologia da palavra Protagonismo (Proto = principal, primeiro; agon = luta; agonistes = lutador), considera-se protagonista um ser que atua diretamente no processo de desenvolvimento pessoal e de transformação da sua própria realidade assumindo um papel central, ou seja, de ator principal.

No contexto escolar e sócio-comunitário, ações protagônicas deverão envolver, principalmente, jovens educandos no sentido de ampliar o seus cabedal de conhecimentos e repertórios interativos para que adquiram maior capacidade de interferir, de forma ativa, construtiva e solidária no processo de identificação e minimização dos problemas reais na escola, na comunidade e, conseqüentemente, na sociedade.

O desenvolvimento de ações protagônicas na escola pressupõe uma modificação na maneira de entender os adolescentes e de agir em relação a eles. O adolescente deve começar a ser visto como solução ou parte primordial de soluções e não como problema. Assim, o educando será fonte de iniciativa (na medida em que é dele que parte a ação), de liberdade (uma vez que na raiz de suas ações está uma decisão consciente) e de compromisso (manifesto na sua disposição em responder por seus atos) disseminando suas idéias com participação autêntica, nas suas relações sociais ,Por isso o projeto prevenir estimula nossa juventude a serem protagonista na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas afirmou Rogério Melo.
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Rogerio Melo
Idealizador do Projeto Prevenir