XI Semana Catequética em Ipu

terça-feira, setembro 10, 2013
A semana catequética é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso conhecimento nos documentos da Igreja e na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um momento oportuno para aprendermos fazendo com alegria, perseverança e esperança de que juntos, através de conhecimentos e práticas iluminadas pelo Espírito Santo, podemos transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais justa e mais fraterna.

A paróquia São Sebastião de Ipu iniciou a XI Semana Catequética nesta Sexta feira (30/08), no Auditório do Patronato Sousa Carvalho com o Tema “Iniciação a Vida Cristã. Onde será? Com Quem contar?”

Logo após a oração, Padre Nonato acolheu a todos com a benção, fez uma viagem pelas 10 semanas catequéticas já apresentadas pela Paróquia, fez memória do crescimento realizado pela igreja, motivo de muito orgulho para todos nós, já que 30 % dos catequistas têm um grande histórico de trabalhos realizados para a comunidade e 40% são frutos da mesma. Depois de falar sobre o seu desejo: “Que todo catequista não se canse de falar sobre a iniciação à vida cristã e busque vivenciar essa iniciação em sua vida.”. Apresentou a palestrante da XI Semana Catequética, a catequista Efigênia Alves da diocese de Tianguá à qual passou a palavra.

Na ocasião Efigênia fez uma série de questionamentos sobre a catequese nos dias de hoje e o perfil dos catequistas, dentre eles um que foi relembrado até o final do encontro: “Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.” Engenheiros do Hawaii, em poucas palavras tentou clarear para os catequistas o que é iniciação cristã, como tornar-se cristão e como deveriam ser os catequistas de iniciação cristã. Falou sobre o nosso modelo de catequese tradicional voltada apenas para os sacramentos e a necessidade de uma formação estruturada onde os catecúmenos sintam o desejo de pertença.
Efigênia fez ainda um resumo geral dos capítulos do livro: “Estudos da CNBB 97 - A Iniciação a Vida Cristã”.

Sábado (31/08) 2º dia da XI Semana Catequética

A Paróquia de Ipu prepara os crismandos para o sacramento da crisma em um curso que tem duração de um ano e poucos meses. O padre Raimundo Nonato, pároco de Ipu, em preparação para os trabalhos de iniciação cristã, ficou mais de um ano sem falar em preparação para a crisma. Mudou toda a sua pedagogia catequética voltando às suas ações para a dinâmica da iniciação à vida cristã. Devido ao longo tempo sem preparação para a crisma aumentou demasiadamente a procura pelo sacramento. Com mais de mil crismandos, mais de cem catequistas e a participação direta do pároco na formação dos catequistas, faz com que aumente a sua preocupação e zelo pela formação. Como o dia de reunião dos catequistas de crisma com o pároco é sempre no último sábado de cada mês chocou-se assim a data com a semana catequética. Por este motivo tivemos que mudar de local nos dirigindo para o NAPAM, pois a presença dos catequistas de crisma é bem maior que a dos catequistas de catequese infantil.

No domingo, (01/09) 3º dia da XI Semana Catequética

Domingo logo após a Santa Missa celebrada pelo Padre Airton, na igrejinha foi realizado um momento de recreação no Patronato. A Efigênia falou sobre as celebrações do RICA, apresentou algumas vivências e em seguida se despediu.

Informações da Catequese da Paróquia São Sebastião de Ipu

Galeria de fotos: