Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária e II Gincana Bíblic da Paróquia de São Sebastião em Ipu

terça-feira, outubro 01, 2013
 Nos dias 21 e 22 de setembro de 2013, a cidade de Ipu-Ce sediou um Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária – EFAIAM. Se fizeram presentes representantes das paróquias de Cariré, Groaíras, Hidrolândia, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria e Ipu.
Com o objetivo de animar os centros de IAM nas paróquias onde já existe e criar novos nas paróquias que ainda não tem, estavam reunidas 39 pessoas entre jovens e adultos, dispostos a assumir este compromisso com a Igreja.
Sob a coordenação de Ir. Maria Clemilda, Josefina (Sobral) e sua equipe de assessores, os trabalhos foram divididos em dois grupos, um composto por pessoas que nunca participaram de um EFAIAM e o outro, por quem já participou de um EFAIAM. No primeiro grupo, os participantes conheceram a organização da IAM, sua história, assim como os passos necessários para implantar em sua paróquia. O segundo grupo, discutiu a realidade em que se encontram nossas crianças no mundo e, planejaram ações para comemorar os 170 anos da AIM, onde sejam envolvidas todas as paróquias da região do Araras.
Foi também, eleita uma equipe de coordenação para a Região Araras, composta dos seguintes membros:
COORDENADOR: Lucas Matos Cavalcante – Groaíras
VICE: Vinicius Alves Vieira Magalhães – Santa Quitéria
SECRETÁRIA: Ana Larisse Alves Melo – Groaíras
TESOUREIRO: Wilamy Melo da Costa – Ipu
Essa equipe terá como primeira ação a criação de um calendário de visitas às paróquias para implantação da IAM e formação de mais assessores.
Compõem também esta equipe, representantes das demais paroquias presentes:
Antonia Regilane Pereira da Silva – Pires Ferreira
Maria Nayane de Oliveira – Reriutaba
Marina Sousa Quinto – Cariré
Margarida Maria Pereira Martins – Hidrolândia

Como ação inicial temos uma Vigília Missionária “Chamados para a missão” – Dia Mundial da Missões (20/10/2013).
Estamos agendados ainda para este ano o Despertar Missionário, cujo lema é “América, testemunha tua fé”. Esse momento está dividido em três etapas: formação (o que é a IAM; simbologia dos continentes; temas relacionados), gincana (entrada tipo olímpica, com bandeiras, cartaz da IAM, coreografia, caracterização dos representantes dos continentes, jurados, tudo bem solene) e espiritualidade com missa de envio.
De 15 a 17 de novembro de 2013, teremos uma Assembleia da IAM, em Sobral – CETRESO.
Com este encontro em Ipu, fecha-se o ciclo de formações na Diocese de Sobral. Esperamos que as ações não fiquem só no papel, mas tenham resultados visíveis.
O Dia da Bíblia foi comemorado pela Infância e Adolescência Missionária – IAM, da Paróquia de São Sebastião com uma Gincana. Esta é a segunda, a primeira realizou-se em 2012. As crianças e adolescentes, juntamente com seus assessores, reuniram-se na Quadra da Escola Estadual Delmiro Gouveia após a missa das 7h. Fizeram um lanche partilhado, a Bíblia estava em local de destaque e, contaram com o apoio alguns convidados para serem jurados: Sara, Antonieta, Romário, Daiane e Cristiane.
A Gincana contou com 7 provas realizadas com empenho pelos participantes, uma das tarefas mais empolgantes foi a caça ao tesouro em que as pistas estavam em pontos estratégicos de acordo com uma citação bíblica que indicava a próxima. Houve muita participação, as crianças e adolescentes chegaram ao final da caça ao tesouro ofegantes, mas felizes.
O objetivo desta gincana não é a competição e sim o conhecimento da Palavra de Deus, a IAM proporciona aos seus participantes momentos de descontração e aprendizado como este.
Participaram desta gincana os cinco centros de IAM da paróquia. Infelizmente as capelas não puderam se fazer presentes.
Agradecemos a Deus por mais esta oportunidade e esperamos que no próximo ano, a participação seja ainda maior e com mais centros em nossa paróquia.

Veja as fotos: