Romeiros de Ipu chegam a São Benedito. Caminhada de 38 km até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima

terça-feira, outubro 15, 2013

Cerca de 2.000 pessoas chegaram em São Benedito (CE) por volta das 8h30 deste domingo (13/10), depois de quase 11 horas caminhando em uma romaria que saiu ontem (12), por volta das 23h, do distrito de Várzea do Giló e percorreram 37,9 quilômetros até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande. Esse percurso a pé é o primeiro já visto na cidade e os organizadores já pensam em fazer novamente no próximo ano com um número bem maior de devotos.

O grupo se concentrou na praça da capela do distrito de Várzea do Giló, zona rural do município de Ipu. Outras pessoas que moram na região serrana do município foram se juntando ao cortejo que seguiu a pé, em oração, até a cidade de São Benedito. O casal Marcelo Ximenes, 22 anos e Carolina Feitosa, estavam na linha de frente do trajeto e eram um retrato de fé e disposição, apesar de que somente ele conseguiu realizar o trajeto completo, muitos apenas conseguiram chegar até Guaraciaba do Norte. "Eu me inspirei nela, que me incentivou a acompanhar também", conta Marcelo que disse que o maior problema enfretado foi o cansaço e a  falta de preparo físico.

Para os que conseguiram realizar o trajeto
por completo o cansaço era totalmente visível
Para muitos a motivação, não é uma bênção específica, mas um agradecimento por todas as graças alcançadas e um pedido constante de proteção à família, assim como uma família fez para pedir pela saúde de um dos seus membros que passou por uma enfermidade. "Todo sacrifício é pouco perto de tudo o que recebemos de Nossa Senhora." Ressalta o empresário e coordenador do Terço dos Homens de Ipu Clayton Soares. Ao chegarem a São Benedito, os romeiros foram recepcionados pelo Padre, e uma equipe médica do Santuário onde receberam cuidados médicos. Uma grande parte de jovens que participava levavam apenas uma pequena mochila nas costas com itens necessários para a viagem. A organização da caminhada forneceu suporte aos peregrinos.

Em todo o trajeto, foram organizadas seis paradas. "Distribuímos água e veículos para aqueles que não conseguiram aguentar todo o trajeto", afirma Nazareno Alves, um dos coordenadores da romaria. Os devotos receberam ainda o apoio das Policias Civil, Militar dos Guardas Municipais de Ipu, Escoteiros e de uma viatura do Proerd, além de uma ambulância que se mantiveram como veículos de resgate para auxiliar ao longo da romaria. "", observa Nazareno.

Missa no Santuário

Na chegada ao santuário os padres da cidade de Ipu o pároco Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva e o vigário Elânio, que participam grande parte do percurso a pé, celebraram uma missa no santuário para os peregrinos da cidade, aqueles que ainda restaram forças para acompanhar duas horas de celebração eucarística. Além dos romeiros de Ipu participam da missa, fiéis de outras cidades e até mesmo estado que visitavam o Santuário nesse domingo.

Na homilia o pároco agradeceu as pessoas envolvidas direta e indiretamente no evento principalmente os homens do terço que de uma certa forma contribuíram para o fortalecimento da fé de muitos. "Quem mais saiu ganhando com o evento foi a paróquia de Ipu" disse o pároco.

Fonte:Ipu Notícias