Assembleia Diocesana de Catequese 2014

domingo, fevereiro 23, 2014

Estes são trechos da carta convite do coordenador diocesano de catequese, Padre Mailson.
"A formação de bons catequistas é o desafio da Igreja no Brasil hoje. São importantes as Escolas Catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo magistério".(CR 149).
E com muita alegria que estamos iniciando nossos trabalhos catequéticos em 2014.

Papa Francisco em seu encontro com os catequistas do mundo inteiro nos fala: "Não só trabalhar como catequistas, mas principalmente sê-lo". Animados com suas
palavras queremos convidar todos os coordenadores de catequese paroquial (Batismo, Infantil, Crisma e Matrimônio) para mais uma Assembleia Diocesana de Catequese que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014. Terá inicio às 18h do dia 21/02 com um momento de espiritualidade Caminhada Catequética, com adoração e benção do Santíssimo, no dia 22/02 passaremos o dia de formação e agendamento concluindo nosso encontro às 17h.

Neste ano vamos dar prioridade as Escolas de Catequese, conhecer a experiência da Diocese de Tianguá apresentada pela Efigênia (coordenadora diocesana) e com a experiência do Projeto de Iniciação à Vida Cristã da Paróquia de São Sebastião - Ipu.

Animados com este espírito missionário e cheios de força do Espírito Santo vamos "...deixar que a Palavra revelada fecunde radicalmente a catequese e todos os esforços para transmitir a fé." Contamos com sua presença para esse momento muito importante na caminhada de nossa catequese.
Um abraço fraterno a todos os catequistas! Deus abençoe e Maria nos proteja!
Padre Mailson Costa Sousa

Estive presente na assembleia com a secretária de nossa catequese, a catequista Terezinha de Jesus. Alem da participação, tínhamos também a missão de apresentar o modelo de catequese no processo de Iniciação a Vida Cristã que a Paróquia de São Sebastião está desenvolvendo. Confira aqui: Organização da Catequese na Paróquia de São Sebastião Projeto muito bem aceito, mas que ainda precisa ser estudado com muito carinho para que não termine no começo.

No contexto geral a assembléia foi avaliada positiva. O destaque maior foi para a presença significativa das Paróquias e Áreas Pastorais. A Efigênia foi aplaudida de pé pela brilhante apresentação das Escola de Catequese da Diocese de Tianguá, modelo a ser seguido por todos.
Pouco tempo para uma assembleia porem, foi um tempo muito proveitoso e agradável. No final Dom Odelir magri deu a benção e voltamos para nossas Paróquias.

Catequese da Paroquia do Ipu