Paróquia de Ipu celebra Solenidade de Pentecostes

quinta-feira, junho 12, 2014

O Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva presidiu neste Domingo, dia 8 a Missa da Solenidade de Pentecostes realizada na Igrejinha de Nossa Senhora do Desterro.

No final da Santa Missa, Pe. Nonato apagou o Círio Pascal, que durante os cinquenta dias era aceso durante as Missas. “Hoje, dia de Pentecostes, ao concluir o tempo de páscoa, o Círio é apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do mestre ressuscitado, nos tornemos a “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo para iluminar os irmãos  e guiá-los no Êxodo definitivo rumo ao céu – Cristo, luz do mundo!” (Cf. Liturgia Diária,Junho/p.48)

Pentecostes é Celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa. É uma das Celebrações importantes do calendário cristão, pois celebramos neste dia a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e seguidores de Jesus Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento (Cf. Atos 2,1-11). Historicamente falando, Pentecostes é uma Celebração Antiga e está relacionada ao festival judaico da colheita, na qual são oferecidas as primícias das colheitas no templo. Bem como o dia para comemorar a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai, cinquenta dias depois do Êxodo.