Iniciou em Ipu os festejos de São Francisco

quarta-feira, setembro 24, 2014
Iniciou na noite desta quarta-feira (24/09) a festa de São Francisco de Assis na Paróquia São Sebastião em Ipu.

A festa traz o tema: "A Espiritualidade Cristã na família: um sucesso que dá certo" e iniciou às com uma procissão que saiu da casa da Senhora Jacira, localizada no Alto da Beinha (como é conhecido popularmente) fazendo o percurso que passou pela a igrejinha Nossa Senhora do Desterro, onde aconteceu a benção dos veículos, em seguida prosseguiu até à Matriz, onde foi hasteada a bandeira de São Francisco e realizada a missa de abertura.

A tradicional festa de São Francisco em Ipu é um momento para reunir as Famílias Cristãs realizada pelo padre Pe. Raimundo Nonato Timbó que desde 1998 é pároco desta cidade.

Histórico

A Festa Religiosa de São Francisco teve início na cidade de Ipu pela primeira vez no ano de 1936 pelo Pároco da época, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.

Quem idealizou a Festa de São Francisco na cidade foi o Sr. Francisco das Chagas Paz, que se encontrando com sua esposa, Dona Raimunda Mello, bastante doente a ponto de não encontrar uma medicação para os seus males, resolveu fazer uma promessa com São Francisco e alcançou a graça. Dona Raimunda Mello conseguiu a cura para sua doença.

O Sr. Francisco das Chagas para pagar sua promessa, foi com sua família a pé para Canindé. As graças foram tantas que ao voltar, o Sr. Francisco procurou Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima e pediu para o vigário celebrar a Festa ao santo protetor.

galeria de fotos: