Católicos comemoram centenário da 'Pedra Fundamental' da Igreja Matriz com entrega da Obra de revitalização

segunda-feira, outubro 20, 2014


Em uma celebração eucarística solene o Pároco de Ipu, Padre Raimundo Nonato juntamente com o Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri e centenas de Católicos, autoridades e outros religiosos celebraram na noite do último sábado (18/10), o centenário do lançamento da Pedra Fundamental da Igreja Matriz de Ipu.

Para comemorar a data histórica o administrador paroquial da Igreja Católica de Ipu, Pe. Nonato entregou aos fieis da cidade a conclusão de mais de 90% da obra de revitalização da Igreja Matriz de Ipu, que teve sua ideia de construção lançada no ano de 1914 pelo vigário Pe. Aureliano Mota e 26 anos depois concluída em uma obra arquitetônica de Arquimedes Memória.

Com o trabalho de revitalização feito pelos restauradores Sergio Tropia e José Luiz (Portugal) a igreja matriz ganhou em sua estrutura os mesmos traços históricos que foram feitos a quase cem anos na parte interna do templo. Além da revitalização o pároco de Ipu, fez algumas adaptações como: Locais exclusivos para confissões, rampa de acesso ao altar para cadeirantes, corrimões nas escadas, local para exibição de museu de relíquias, pia com espelho e painéis com pinturas sacras no teto da igreja.

Para reinaugurar a revitalização da Igreja o dispo diocesano de Sobral Dom Odelir realizou a bênção do novo altar mor e as dependência da Matriz e ainda aproveitou para crismar cinco (5) paroquianos que não puderam participar do sacramento após o curso que terminou esse ano.

Em uma Missa que durou aproximadamente duas horas e meia com a igreja lotada o pároco aproveitou ao fim da celebração para prestar contas aos paroquianos dos gastos e receitas já realizados no templo religiosos que teve inicio no final do ano de 2010. Segundo Pe. Nonato até agora já foram gastos com a reforma da Matriz mais de R$ 900 mil reais com Teto, Forro, Piso, Vitrais, Revitalização interna, Som, Iluminação, e parte de pintura externa que ainda se encontra em fase de conclusão.



Galeria de fotos:


 
 
   
 

Ipu Noticias