Primeira Eucaristia 2014 em Ipu

segunda-feira, dezembro 08, 2014
A Paróquia do Ipu está em festa! A Paróquia do Ipu está em Ação de Graças.
Em festa porque hoje é o dia da Imaculada Conceição e nos reunimos como igreja para celebrar celebra a solenidade da Imaculada Conceição, professando que a Mãe de JESUS foi concebida sem o pecado original, herança com que todos nascemos. A festa é celebrada no tempo litúrgico do Advento, de preparação para o Natal. Neste tempo, é importante lembrar-se também daquela que foi escolhida por Deus para ser a mãe do Verbo Encarnado; o Filho de Deus vem até nós através de uma mulher.
Estamos em Ação de Graças porque a catequese da Paróquia do Ipu celebra na festa da Imaculada Conceição a celebração da Primeira Eucaristia das crianças que estão na catequese. Este ano 230 crianças tiveram seu primeiro contato com Jesus Eucarístico. Com esta celebração encerramos mais um ano catequético.
Às 6h30min o Padre Nonato chegou na Capela de Nossa Senhora das Graças no Patronato Sousa Carvalho e começou a acolher as crianças com seus Pais. O Pároco fez questão de acolher pessoalmente cada criança, abraçando-as e brincando com elas. As sete horas em ponto entrou em procissão junto com os acólitos, leitores e as crianças que fizeram os cânticos vocais.
Em sua homilia Padre Nonato falou da criação que SANTA ANA e São Joaquim deram a Maria como modelo para nós, pais. Maria foi tão bem educada que nem em sua infância ou adolescência conheceu o pecado. Asseguramos assim baseado no dogma da Imaculada Conceição que afirma: A concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original se prolongou durante sua existência, pois a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Consideramos que o dogma é apoiado na Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Se Deus escolheu a Virgem Maria para ser a mãe do seu Filho, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado.
Padre Nonato ressaltou a continuação da catequese após a primeira comunhão. A importância da educação familiar é fundamental na formação do caráter, moral e fé, colocando assim a catequese e a escola como complemento e não como base, já que na atual sociedade, os pais estão deixando seus filhos a mercê do mundo.
Estas crianças se preparam desde 2012. No dia 30 de Novembro, 18 catecúmenos receberam seu primeiro SACRAMENTO, o batismo. Nos dias 4 e 5 de Dezembro, Padre Nonato e Padre Lucas confessaram todas as crianças.

Catequese de Ipu