Tradições católicas, Beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto marcam a Sexta-feira Santa em Ipu

sexta-feira, abril 03, 2015

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Para os cristãos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.
É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos".

Para os Católicos, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico, a Igreja celebra e contempla a Paixão e morte de Cristo, por isso é o único dia em que não se comemora, em absoluto, a Eucaristia.

Durante todo o dia de hoje, Sexta-feira Santa (03) fiéis se reuniram na capela Nossa Senhora das Graças para adorar o Santíssimo, em seguida foram para a Igreja Matriz onde foram realizadas as celebrações.

A celebração da Paixão ou Beijo da Cruz aconteceu na Igreja matriz, ela consiste na adoração ao Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e em seguida aconteceu a comunhão eucarística dos participantes.

No final da celebração, centenas de fiéis participaram da procissão do Senhor Morto que saiu da Igreja Matriz e seguiu até a Igreja Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha do Quadro), onde foi realizada a benção pelo pároco da cidade Padre Nonato.
 
Galeria de fotos: