Divulgado programa da viagem do Papa à Armênia

sábado, maio 14, 2016
Foi divulgado na manhã desta sexta-feira, (13/05), o programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco à Armênia, a ser realizada de 24 a 26 de junho.

Sexta-feira, 24 de junho

O avião que levará o Santo Padre à Yerevan, partirá do Aeroporto Fiumicino às 9 horas (hora italiana), devendo chegar no Aeroporto Internacional “Zvartnots” às 15 horas (hora local), onde terá lugar a cerimônia de boas-vindas.

Às 15h35min, o momento de oração na Catedral Apostólica em Etchmiadzin, com as saudações do Katolicós Karekin II e do Santo Padre.

Às 18 horas, a visita de cortesia do Papa Francisco ao Presidente da República, no Palácio Presidencial, seguido pelo encontro com as Autoridades civis e com o Corpo Diplomático, às 18h30min (O Papa deverá proferir um discurso).

O último compromisso do primeiro dia da viagem à Armênica será um encontro privado com o Katolicós, no Palácio Apostólico.

Sábado, 25 de junho

O primeiro compromisso do Papa Francisco no sábado será a visita ao Tzitzernakaberd Memorial Complex, às 8h45min.

Às 10 horas, o Papa transfere-se em avião para Gyumri, onde às 11 horas preside uma Celebração Eucarística na Praça Vartanants. Está prevista a saudação do Katolicós.

Às 16h45min a visita do Santo Padre à Catedral Armênia-católica das Sete Chagas, em Gyumri. Depois da visita, às 18 horas, o Papa deverá transferir-se, em avião, à Yerevan.

Às 19 horas, o Pontífice participa em Yerevan de um Encontro Ecumênico e Oração pela paz, na Praça da República, onde deverá proferir um discurso junto com o Katolicós.

Domingo, 26 de junho

No domingo, 26 de junho, último dia da visita, o Santo Padre encontrará os Bispos católicos armênios no Palácio Apostólico em Etchmiadzin. Às 10 horas participa da Divina Liturgia na Catedral armênio-apostólica. A homilia estará a cargo do Katolicós Karekin II e o Santo Padre fará uma breve saudação aos presentes. 

Ao final da celebração, no Palácio Apostólico, a participação de Francisco no almoço ecumênico que reunirá o Katolicós, Arcebispos e Bispos da Igreja Armênia Apostólica, Bispos católicos-armênios e os Cardeais e Bispos do séquito papal.

Às 15h50min o encontro com os Delegados benfeitores da Igreja Armênica Apostólica no Palácio Apostólico.

Às 16h05min a assinatura de uma Declaração Conjunta no Palácio Apostólico seguida por uma Oração no Mosteiro de Khor Virap, às 17 horas.

Por fim, às 18h15min, a cerimônia de despedida no Aeroporto. A partida do avião com o Papa está prevista para as 18h30min, com a chegada ao Aeroporto Ciampino, em Roma, devendo ocorrer às 20h40min.

Com informações da Rádio Vaticana.