Papa Francisco participa de procissão pelas ruas de Roma

quinta-feira, maio 26, 2016
Nesta quinta-feira, 26, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa, uma Procissão e concederá a Bênção Eucarística – com o Santíssimo Sacramento.

Após a Missa, na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, realiza-se a Procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, num trajeto de aproximadamente 1,5 km ao longo da Via Merulana, no centro da capital italiana.

A Procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

“A procissão de Quinta-feira Santa acompanhou Jesus na sua solidão, rumo à “Via Crucis” e, na Procissão de Corpus Christi, acompanhamos o Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro”, disse o Papa emérito Bento XVI em sua primeira celebração como Pontífice da Solenidade de Corpus Christi, em 2005.

Na Missa, o Papa consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração e peregrina em procissão. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Com informações da Rádio Vaticana