5º Encontro de Liturgia e Comunicação

quinta-feira, julho 21, 2016


Mais de 900 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Pastoral Litúrgica participaram do 5º Encontro Nacional da Pascom, realizado em Aparecida (SP), entre os dias 14 e 17 de julho. Durante quatro dias de evento, os participantes refletiram sobre o tema “Comunicação e Liturgia”. Foram realizadas conferências, celebrações, seminários, visita guiada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e trabalhos em grupo. O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Darci José Nicioli, ressaltou a transversalidade da Pastoral, avaliando a realização como um “passo importante na caminhada”.
5-Enc-PASCOM-3
“Este encontro reafirmou, com ampla participação e entusiasmo, a transversalidade da Pastoral da Comunicação. Existimos para servir as outras pastorais da Igreja. Precisamos, cada vez mais, nos qualificarmos para ajudar as outras pastorais no enfrentamento do santo desafio de comunicar Jesus Cristo, com eficiência e fervor”, disse dom Darci.
O arcebispo reiterou que a missão da Pascom está “estreitamente vinculada à evangelização” e alegrou-se pelos momentos de estudo, debate e celebração durante o Encontro.
“Demos um passo importante na caminhada da Pascom Nacional. Saímos daquela necessária fase de apresentar apenas temas internos da própria Pastoral e já trouxemos, para esse encontro, um tema que é sinal para a Pascom caminhar em outras direções. A resposta dos agentes foi ótima e nos sentimos fortalecidos para dar novos passos”, avaliou dom Darci.
“Comunicação e Celebração Litúrgica”, “Comunicação e Anúncio da Palavra”, “Comunicação e Linguagem Visual” e “As novas tecnologias e a Liturgia” foram as conferências propostas durante o encontro, ministradas por especialistas em liturgia e comunicação. Foram eles o doutor em Liturgia e professor no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ), frei José Ariovaldo da Silva; o professor de Comunicação Luiz Eduardo Baronto; o assessor do Setor Espaço Litúrgico da CNBB e mestre em Liturgia, padre Thiago Faccini; e o jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação, Moisés Sbardelotto.
Durante o 5º Encontro Nacional da Pascom os participantes ainda vivenciaram as celebrações da Misericórdia e Mariana, realizaram visita guiada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e fizeram trabalhos em grupo. Um monólogo sobre a história de Santa Teresinha de Lisieux, apresentado pela atriz Gabriela Cerqueira, marcou a noite cultural de sábado.

Mensagem

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, que é membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, não pôde ir ao encontro, mas enviou uma mensagem aos participantes destacando a importância do tema “nestes tempos de mudança de época e de linguagem”. Para ele, a linguagem das novas gerações questiona na maneira correta de a Igreja transmitir a fé católica, “tornando-a inteligível a um mundo cada vez mais dinâmico como o que vivemos”. Por isso, continua, “a autêntica comunicação na liturgia passa pela coerência entre o falar e o agir, entre o celebrar e o nosso cotidiano”.
Dom Orani recordou que as questões entre liturgia e comunicação foram as motivadoras do início da elaboração do Diretório de Comunicação, há 15 anos, e que os dois primeiros documentos conciliares – a Constituição Sacrossanctum Concilium e o Decreto Inter Mirifica – sobre os meios de comunicação – “necessitam sempre de um diálogo franco e produtivo”.
“Na vivência da liturgia, os sacramentos, mormente a Eucaristia é um importante canal interativo para a relação de fé e amor incondicional que mantemos com o Pai. Por isso, seus ritos e conteúdos precisam ser compreendidos com a mais absoluta clareza por todos nós, irmãos em Cristo”, refletiu o cardeal.

Participação

O assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira, que coordenou o encontro, avaliou como “excepcional” o evento, que teve participação de representantes dos 18 regionais da Conferência. “Uma demonstração explícita de que a Pascom quer seguir unida em todo o país”, afirma o padre.
Padre Rafael conta que a parte de formação do encontro foi profunda. “Os especialistas que vieram nos ajudar trouxeram conteúdos muito importantes para diálogo entre comunicação e liturgia”, ressalta
A estrutura do encontro ajudou na participação de todos, de acordo com o assessor. Na proposta, os coordenadores regionais da Pascom foram responsáveis por conduzir e animar o evento.

Material

Dada a relevância da temática, a Comissão irá recolher as contribuições dos conferencistas para disponibilizar a todos os participantes e também aos que se interessarem pelo tema. “Esperamos poder expor esse material no novo site da Pascom Nacional que vai estar no ar em agosto”, adianta padre Rafael.

Muticom

No encerramento do 5º Encontro Nacional da Pascom aconteceu o lançamento do site do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). As informações e novidades da iniciativa, que acontecerá no ano de 2017, entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC), já estão disponíveis no portal oficial do evento (www.muticom.com.br).