Dom Vasconcelos ordena três Diáconos

terça-feira, setembro 13, 2016
14330175 971044826356567 3405330240794949486 n


Na quinta-feira, 08/09/16, a Catedral da Sé acolheu fiéis das três paróquias de Moraújo, Ipu e Sant’Ana dos seminaristas estagiários onde foi celebrada Missa com o rito de Ordenação Diaconal dos seminaristas Jocélio Mendes Medeiros, José Elmir Gomes e Valdir Braga Antes da celebração, os seminaristas fizeram o juramento diante do Santíssimo Sacramento, diante do Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos.

Antecedendo o momento da ordenação diaconal, os três candidatos ao diaconato realizaram na noite de quinta-feira, 8 de setembro, o juramento e a profissão de fé.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz. "A função do diácono é o serviço ao Reino de Deus, na pessoa dos irmãos. Queremos viver o mandato de Jesus Cristo, servir sem olhar a quem e levar a Boa Nova aos corações sedentos da escuta da Palavra de Deus", afirmam os vocacionados.Sacerdotes de várias paróquias estavam presentes. Vários padres vindos de outras diocese também marcaram presença; Familiares e amigos também compareceram. A Catedral estava lotada.

Em sua homilia, o bispo lembrou a fundamentação bíblica do diaconato, lembrando que o diácono é aquele que serve. “Aquele que serve aqui no ambão, da Palavra, e no altar, da Eucaristia”, disse o bispo.

Dirigindo-se aos ordenandos, o bispo afirmou que a vida dos novos diáconos deverá ser uma vida de dedicação à Igreja, através da liturgia, e aos irmãos, através da caridade. “Uma vida de dedicação a Deus e ao povo de Deus. Que vocês possam no exercício do diaconato de vocês vivenciar essa realidade do serviço, com a graça de Deus e com a força do Espírito Santo”, concluiu o bispo.

Seguiu o rito tradicional de ordenação, incluindo os momentos fortes da ladainha cantada, da imposição das mãos pelo bispo e prece de ordenação e da vestição dos novos diáconos. Ao fim do rito de ordenação, o bispo acolheu os diáconos no clero diocesano, com um abraço, e os apresentou à comunidade e presente, momento em que foram fortemente aplaudidos.

Ao final da celebração, o diácono Jocélio dirigiu breves palavras de gratidão, relembrando o caminho de caminhada formativa percorrida pelos três ordenados. Em sua fala, considerou que a chegada à ordenação diaconal só foi possível graças à oração de todos e concluiu, pedindo que os cristãos em geral perseverassem na oração, a fim de que pudessem, misericordiosos e diligentes, proceder em harmonia com a verdade do Senhor, conclui.


Biografia de José Elmir Gomes
José Elmir Gomes nasceu em seis de abril de mil novecentos e setenta e seis na Fazenda São Sebastião – Taperuaba – Sobral, filho de Sebastião Rodrigues Gomes (Agricultor) e de Laura Gomes Barrozo (Doméstica). É o décimo quarto filho do casal em um número de dezesseis filhos. Foi batizado por Pe. Gonçalo de Pinho Gomes (Pároco na Época), no dia nove de maio de mil novecentos e setenta e seis na Capela de Nossa Senhora do Carmo – Taperuaba. Foram seus padrinhos Meton Dutra Cordeiro e Raimunda Siqueira Ávila. Começou a estudar aos cinco anos de idade na residência da Professora Juliana Ferreira do Nascimento (in memória) na fazenda onde nasceu. Aos cinco anos já brincava de celebrar missa (queria ser padre). Há um chamado vocacional desde cedo. (A família o apelidava de Pe. Zezinho). Em mil novecentos e oitenta e oito, dia doze de julho, fez a sua primeira comunhão na capela de Nossa Senhora do Carmo – Taperuaba pertencente à Paróquia de Santo Antonio – Aracatiaçú, hoje Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Nos anos de noventa e nove e dois mil cursou a Faculdade de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA ao mesmo tempo em que ensinava dois expedientes na escola Coronel Araujo Chaves em Bilheira. O que lhe permitiu fazer um concurso público para professor em dois mil e dois. Aos trinta anos de idade (no ano de dois mil e seis) deixou a casa de seus pais e foi morar numa comunidade de vida, pertencente à Comunidade Católica Renascer em Cristo em Taperuaba com o intuito de perceber melhor se iria para instituto religioso ou se iria dali para o seminário diocesano. Ao entrar nessa comunidade disse que passaria ali três anos e então decidiria se permaneceria ali ou se iria para o seminário. No seminário São José de Sobral continuou com a função de MESC por um ano e meio, fez pastoral em dois mil e dez na Capela do Coração de Jesus, de agosto a dezembro, atuando na coordenação da equipe missionária. Em dois mil e onze fez pastoral na Paróquia de Santa Terezinha de Jaibaras indo todos os finais de semana, com o objetivo maior de reorganizar a catequese e formar uma coordenação de catequese para a paróquia. Tendo concluído a faculdade de Filosofia entrou como graduado no Curso de Teologia Bacharelado na Faculdade Católica de Fortaleza, em dois mil e doze foi morar no Seminário da Imaculada Conceição da Diocese de Sobral em Fortaleza Concluindo seus estudos Teológicos em dois mil e quinze. Atualmente está fazendo seu estágio pastoral na Paróquia de Moraújo

Biografia de Valdir Braga
Valdir Braga, nasceu no dia 16 de Abril de Mil Novecentos e Setenta e Sete, na localidade do Canto das Pedras, Município de Sobral CE.
Filho do Comerciante José Braga (in memoriam) e da Dona de casa Maria Natividade Braga, ele quinto mais velho entre os 14 Filhos que tiveram . Fez seus estudos iniciais do ensino Médio na escola José Tupinambá da Frota (Estadual ). Em 2008 entrou para o Seminário São José, e no ano seguinte começou a sua formação Filosófica na Faculdade Estadual Vale do Acaraú (UVA) , Concluído o seu processo formativo Filosófico no Seminário São José no ano de 2012. No ano seguinte ingressou no seminário de Teologia da Imaculada Conceição em Fortaleza onde começou o curso de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Formou-se em Bacharel em Teologia em 15 de Novembro de 2015 . No ano seguinte, no dia 04 de Março de 2016 foi exercer seu Serviços Pastoral, na Paróquia de São Sebastião na cidade de Ipu, Diocese de Sobral onde atuou junto aos Jovens, ali também intensificou seu trabalho Pastoral com a Pastoral do Dizimo e a Pastoral da Pessoa Idosa. Hoje pelas mãos de Dom José Luís Gomes de Vasconcelos Bispo da Diocese de Sobral no altar da Igreja Matriz da Catedral da Sé ,em sua cidade vai ser Ordenado Diácono .

Jocélio Mendes Medeiros
Nasceu no dia 29 de maio de 1991. No bairro Sumaré - Sobral.
Filho do eletricista José Lusair Medeiros (in memoriam) e de Rosalba Mendes Medeiros. Ele o segundo filho mais velho entre os quatro filhos que tiveram. Fez seus estudos iniciais do ensino Médio na escola Carmosina Ferreira Gomes. Em 2009 entrou para o Seminário São José, e começou a sua formação Filosófica na Faculdade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Concluiu o curso de Filosofia em 2012. Concluído o seu processo formativo Filosófico no Seminário São José no ano de 2012. No mesmo ano ingressou no Seminário de Teologia da Imaculada Conceição em Fortaleza onde começou o curso de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Graduou-se em Bacharel em Teologia em 17 de dezembro de 2015. No ano seguinte, no dia 06 de fevereiro de 2016 foi exercer seu Serviço Pastoral, na Paróquia de Senhora Sant’Ana da Diocese de Sobral onde ajudou nas formações das pastorais, visitas e acompanhamentos das famílias.
No dia 08 de setembro, festa da Natividade de Maria, pelas mãos de Dom José Luís Gomes de Vasconcelos - Bispo da Diocese de Sobral, no altar da Igreja Matriz da Catedral da Sé, em sua cidade foi ordenado Diácono.
Diocese de Sobral/http://www.diocesedesobral.com