Relíquias de São Pio de Pietrelcina percorrerão seis cidades colombianas

terça-feira, março 28, 2017
Três relíquias de São Pio de Pietrelcina serão expostas para veneração pública e estarão ao centro de diversas celebrações na Colômbia entre os dias 3 e 25 de abril: tecido com sangue, luvas que cobriam os estigmas e uma falange. 


As seis cidades colombianas a serem visitadas pelas relíquias são Barranquilla, de 3 a 6 de abril; Santa Marta, nos dias 7 e 8; Valledupar, de 9 a 13; Cali de 14 a 16, Medellin de 17 a 21 e por fim Bogotá de 22 a 25 de abril.

A iniciativa nasceu em abril de 2016 após o curso promovido pela Associação Internacional dos Exorcistas realizado no Vaticano e do qual tomaram parte os sacerdotes colombianos Jesús Hernán Orjuela e Doriam Rocha Vergara. 

Acompanhados por um grupo de fiéis, visitaram na época a Basílica de San Giovanni Rotondo - onde estão os restos mortais de Padre Pio - fazendo então o pedido formal de que as relíquias pudessem peregrinar pelo país.

Significados da visita

Padre Rocha, exorcista da Diocese de Fontibon, declarou à Aci Prensa que a visita de Padre Pio "é uma graça e uma bênção" que tem "três significados". "Primeiro, que se pode ser santos. Somos chamados a ser santos, e portanto, se pode viver a santidade na Colômbia".

Segundo, que não devemos nunca nos cansar de amar, servir e fazer o bem. E por fim, que o único modo de erradicar o mal, a injustiça e a corrupção na Colômbia, é com o bem. Disto - afirmou o sacerdote - nascerá um processo de paz para o nosso país".

A ideia - acrescentou - é que durante o "tour", "as relíquias sejam acompanhadas por um sacerdote e por um grupo de leigos, e que em cada cidade seja dada a elas a importância que merecem".

Ser sal e luz

"Nós cristãos - concluiu Padre Rocha - somos chamados a ser luz e sal da terra. Esta é a mensagem da visita de Pio de Pietrelcina.

A visita das três relíquias foi possível graças ao trabalho da Fundación Social Ciudad de Dios e da Diocese de Sonson-Ríonegro, Barranquilla, Fontibon e de Valledupar.