Paróquia de Ipu realiza sua I Assembleia Paroquial

domingo, abril 23, 2017
A I Assembleia Paroquial foi realizada em sua primeira parte no último sábado (22/04) na escola Patronato Sousa Carvalho. A segunda parte será no próximo sábado dia 29 de abril. O objetivo da Assembleia foi traçar metas para colocar em prática o Plano Pastoral Diocesano distribuído em cinco urgências, as quais foram relacionadas com as pastorais e comunidades paroquiais.

Após a oração inicial, a Palavra do Pároco, Pe. João, mostrou que esse encontro seria para aperfeiçoar a missão que já existe. Falou várias vezes sobre a importância da espiritualidade nas pastorais e comunidades, "o agente de pastoral e coordenador de comunidade precisa da Palavra e Eucaristia, senão ele não transborda, nem terá forças para suportar as adversidades, e essa força vem de Deus" (Pe. João). Foi enfatizado também que a missão de evangelização precisa ter como princípio o próprio Cristo, pois sem Ele a missão não tem sentido, "precisamos evangelizar a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo" (Pe. João). E por fim, para os que estavam ali presentes representando suas comunidades e pastorais, foi dito que como missionários eles levassem aquele ânimo presente na assembleia aos demais integrantes e ainda os encorajou a se sentirem de fato parte integrante da Igreja comparando-os com os primeiros missionários cristãos, "essa Assembleia deve ser vivida com coragem, fé, esperança, o mesmo que Pedro, Paulo viveram para colaborar com a Igreja" (Pe. João).
Foto, Solange Soares
Após essa introdução todos se dirigiram à Sala de Reuniões da escola para de fato conhecerem e dialogarem conforme as urgências, um plano de ações para aperfeiçoar e cultivar a missão paroquial. A apresentação do plano diocesano foi realizada pelo Pe Elmir. Em seguida, cada urgência abrangeu certas comunidades, capelas e pastorais que puderam se reunir em grupos, para buscarem soluções para as adversidades presentes em cada local e acima de tudo como levar a evangelização através de Jesus Cristo da melhor forma possível.
Foto, Jackson Matos
Para finalizar o encontro, Pe. João dar parabéns aos que participaram e continua dizendo que Paróquia de Ipu conhece as suas necessidades e que apesar de haver necessidades, a Paróquia não se coloca distante do Plano Pastoral e termina falando "que continuemos seguindo os passos de Cristo. Pois Ele é quem indica o caminho" (Pe. João)
Foto, Jackson Matos