Primeira missa no Brasil completa 517 anos

quinta-feira, abril 27, 2017
Uma terra imensa, coberta de florestas verdejantes, banhada por belos rios de água doce, habitada por pessoas animadas que gostam de usar enfeites de penas, dançar e andar com poucas roupas. Talvez seja assim a melhor e mais simples forma de traduzir o início da riquíssima carta de Pero Vaz de Caminha, em consideração à linguagem mais breve e atual.
Cabral parte de Portugal em 9 de março de 1500, levando 1500 homens e seu complexo de embarcações formado por nove Naus, três Caravelas e algumas pequenas navetas, rumo a terras desconhecidas. Até que desembarcam nas proximidades de onde hoje é a Costa do descobrimento, localizado ao sul da Bahia, lugar que, infelizmente, boa parte dos brasileiros não tiveram a oportunidade de conhecer. Localidade onde o Brasil nasceu e carrega peculiaridades que mostram onde a religião católica deixou marcas históricas.
Foi onde hoje é localizada a cidade de Santa Cruz Cabrália (BA), distante 23 quilômetros de Porto Seguro (BA) que acredita-se ter sido rezada a primeira missa há 517 anos. É notório, principalmente em locais turísticos, que logo de início a religiosidade se fez presente, pois quatro dias após o descobrimento, em 26 de abril, Frei Henrique Soares de Coimbra rezou a primeira missa por ocasião do desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, conforme testemunho de Pero Vaz de Caminha na sua histórica carta.
Fonte: Portal A12.com