Primeira missa no Brasil completa 517 anos

abril 27, 2017
Uma terra imensa, coberta de florestas verdejantes, banhada por belos rios de água doce, habitada por pessoas animadas que gostam de usar enfeites de penas, dançar e andar com poucas roupas. Talvez seja assim a melhor e mais simples forma de traduzir o início da riquíssima carta de Pero Vaz de Caminha, em consideração à linguagem mais breve e atual.
Cabral parte de Portugal em 9 de março de 1500, levando 1500 homens e seu complexo de embarcações formado por nove Naus, três Caravelas e algumas pequenas navetas, rumo a terras desconhecidas. Até que desembarcam nas proximidades de onde hoje é a Costa do descobrimento, localizado ao sul da Bahia, lugar que, infelizmente, boa parte dos brasileiros não tiveram a oportunidade de conhecer. Localidade onde o Brasil nasceu e carrega peculiaridades que mostram onde a religião católica deixou marcas históricas.
Foi onde hoje é localizada a cidade de Santa Cruz Cabrália (BA), distante 23 quilômetros de Porto Seguro (BA) que acredita-se ter sido rezada a primeira missa há 517 anos. É notório, principalmente em locais turísticos, que logo de início a religiosidade se fez presente, pois quatro dias após o descobrimento, em 26 de abril, Frei Henrique Soares de Coimbra rezou a primeira missa por ocasião do desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, conforme testemunho de Pero Vaz de Caminha na sua histórica carta.
Fonte: Portal A12.com