Diocese de Sobral define programação do Grito dos Excluídos

segunda-feira, setembro 04, 2017
A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999 o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

Na Diocese de Sobral o GRITO será comemorado no dia 9 de setembro
Com a seguinte programação:

1 a 6 de Setembro
Celebrações nas comunidades e paróquias;
Rodas de conversas nas pastorais sociais;

Dia 7 de Setembro
Dia de oração e jejum pelo Brasil;
Dia 8 de Setembro
Entrevista no Programa Conexão Correio da Radio Educadora do Nordeste
11 as 12 horas;
Dia 9 de Setembro
Grande caminhada
Caminhada em defesa da vida e da Paz

O que é
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito é uma descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o Grito sufocado venha a público.

O Grito brota do chão e encontra em seus organizadores suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade. O Grito não tem um “dono”, não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso.
Com informações da Diocese de Sobral