Encerramento dos festejos de São Sebastião tem forte expressão de fé e homenagem dos Correios aos 174 anos de Festa do Padroeiro

terça-feira, janeiro 22, 2019
Neste domingo, 20 de janeiro, foi o encerramento da Festa de São Sebastião, com o tema: "São Sebastião, mártir de Cristo, o esposo da comunidade de fé", tendo toda uma programação neste dia.

Durante a manhã aconteceram duas missas, a primeira foi às 7h00min, presidida pelo Pe. Fábio de Sousa Barbosa e a segunda foi às 9h00min, presidida pelo Pe. João Batista Rodrigues Vasconcelos, tendo também alguns batizados. Em seguida, às 17h30min aconteceu a Procissão de São Sebastião, pelas principais ruas da cidade tendo continuidade com a Santa Missa na Igreja Matriz, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

A Paróquia de São Sebastião foi presenteada com um selo em parceria com os Correios, em comemoração aos 174 anos da presença ininterrupta de padres em nossa cidade, celebrando os festejos de São Sebastião. Sendo que, este evento é considerado nacional, dando desta forma, reconhecimento nacional à Festa de São Sebastião  de Ipu. O selo e o carimbo comemorativo serão utilizados nas correspondências da cidade durante 30 dias, findando este período, o selo irá compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

O nosso Bispo Dom Vasconcelos salientou em sua homilia a vivência da aliança de Deus conosco através da Igreja, dizendo que o "amor é algo que nos une, o amor é entrega" (Dom Vasconcelos). E a maior entrega foi de Jesus por nós, isto é, a maior e mais perfeita prova de amor que se possa existir.

A festa de São Sebastião reascendeu a fé, com temas que conversaram com os Evangelhos, o que proporcionou uma vivência coerente de espiritualidade por parte dos paroquianos e participantes dos festejos. O que pode ser confirmado através do depoimento de Samylia Mayra:

"Iniciar o ano com a festa do Nosso Santo Padroeiro é uma bela forma de vivificar a nossa fé. E nesse ano, em que o tema central fez referência à fé, pude abrir ainda mais o meu coração à Palavra de Deus. A cada novena, a cada música tocada na Santa Missa e a cada homilia foi possível preencher-me ainda mais da fé transmitida por São Sebastião, santo este, que colocou sempre Deus acima de tudo e não renegou sua obediência a Cristo Jesus, diante das adversidades que lhe foram condicionadas. De modo particular, essa festa foi uma grande graça, pois pude participar de todas as celebrações, recebi a imagem do Padroeiro em minha residência e recebi o sacramento da confissão." (Samylia Mayra da Costa Siqueira, paroquiana de São Sebastião de Ipu)

Por fim, os homenageados deste dia foram todas as Pastorais e a animação da barraca foi feita pela Comunidade Cristo Rei. Também estiveram presentes neste dia honroso, a representação do governo municipal, na pessoa do Exmo. Senhor Prefeito Carlos Sérgio  Rufino Moreira e a primeira dama, o Chefe de Gabinete Sebastião Rufino, o Secretário de Turismo Simão Martins de Sousa Torres e sua esposa e vice-prefeita Antonieta Martins, a Secretária de educação Terezinha Rufino, além da presença do senhor Mirialdo Faustino Beserra, gerente da Região de Atendimento 3, representando o senhor superintendente dos Correios no Ceará, Érico Jovino Sales.

(Por Solange Soares)