Lava-pés é um rito religioso observado por diversas denominações cristãs e é baseado no relato de João 13:1-17, que menciona Jesus realizando-o durante a Última Ceia.
A cerimônia presidida pelo pároco da cidade, padre João Batista, realizado, na Quinta-Feira Santa da Semana Santa iniciou na Igreja Matriz de São Sebastião e encerrou na Igrejinha do Quadro(Nossa Senhora do Desterro).
Na localidade de Várzea do Giló, na capela Nossa Senhora de Fátima, o vigário paroquial padre Fábio realizou junto à comunidade os ritos da Quinta-Feira Santa.
No calendário cristão, a Quinta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa. Essa data dá início ao tríduo pascal, a maior celebração da igreja católica, que relembra os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Essa quinta-feira convida a comunidade cristã a reviver algumas das passagens mais importantes do Evangelho: a última ceia de Jesus com seus apóstolos antes de sua crucificação, o novo mandamento (amar uns aos outros), o lava-pés, a eucaristia, além do sacerdócio ministerial.
Essa passagem é fundamental na tradição cristã e, com exceção do lava-pés, é reproduzida em todas as missas no ato da comunhão.
Galeria de fotos