CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL (CRB) CONVOCA MOMENTO DE ORAÇÃO SOLIDÁRIA PELO BRASIL

março 11, 2021

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) iniciou, nesta quarta-feira, 10 de março, o projeto de união e solidariedade, que propõe um momento de Oração Solidária junto com toda a Igreja do Brasil. A proposta é que todas as comunidades, consagrados e consagradas, rezem a novena de São José, até o dia 19 de março – data em que se celebra a festa do esposo da Virgem Maria.

A CRB estimula o uso, no momento de Oração Solidária, da “Novena de São José, Padroeiro Universal da Igreja”, publicada pela Edições CNBB. O subsídio, em forma orante, convida as famílias e as pequenas comunidades a olharem para José e com ele contemplarem o mistério de Deus em Maria e no Verbo encarnado.

A iniciativa da CRB Nacional partiu de sua presidente, irmã Maria Inês Ribeiro, diante da imagem que circulou pelo mundo na internet no domingo, 28 de fevereiro, da freira Ann Nu Thawng ajoelhada em frente à uma coluna de policiais durante um protesto contra o golpe militar dado em Myanmar.

Reprodução

Diante dessa realidade, a irmã Maria Inês Ribeiro, convida a todas as comunidades a se organizarem para juntos e juntas rezarem a novena de São José.

“Nós queremos nos unir no momento orante e na solidariedade porque não podemos cansar. Não podemos cansar diante de quase duas mil mortes por dia. Não podemos cansar e queremos orar com profundidade, com coragem diante dos desafios, sermos profetas da esperança, profetas da oração, profetas da solidariedade”, destacou.

Ano de São José

Para celebrar os 150 anos da declaração do esposo de Maria como padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou no dia 8 de dezembro de 2020, o “Ano de São José” com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.

Segundo o Vatican News, com o decreto “Quemadmodum Deus”, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX quis dar este título a São José. O “Ano” especial será celebrado pela Igreja Católica no mundo até o 8 de dezembro de 2021.

Veja aqui o vídeo na íntegra da convocação da CRB Nacional para a Oração Solidária pelo Brasil

Adquira aqui o livreto da Novena de São José

FONTE: CNBB