COORDENAÇÃO NACIONAL DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL (SAV/PV) FAZ REUNIÃO E ESCOLHE NOVOS MEMBROS

março 16, 2021

A Coordenação Nacional do Serviço de Animação Vocacional e/ou Pastoral Vocacional (SAV/PV) realizou nas manhãs de segunda e quarta-feira, 15 e 16 de fevereiro, uma reunião virtual com os coordenadores dos regionais. Na pauta: o mês vocacional e subsídio, partilha dos organismos e regionais e o processo eletivo para a escolha dos novos membros da coordenação.

No primeiro dia do encontro, 15, os coordenadores com orientação do padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, foram informados sobre os projetos propostos pela Comissão para o Mês Vocacional 2021, celebrado em agosto (saiba mais aqui). Na ocasião, foi abordado o subsídio “Hora Vocacional”, o qual servirá de material de apoio para o mês vocacional. “Nele, nós teremos leitura orante da Bíblia, encontros no estilo de rodas de conversa; Vigília Eucarística Nacional própria para os jovens e Terço Vocacional”, explicou padre João. O subsídio estará disponível em breve e deverá ser refletido ao longo do ano.

Além do subsídio foram abordados o ano vocacional e as lives que a Comissão Nacional está planejando, durante o mês de agosto, para divulgar o mês vocacional. Na ocasião, o padre João pediu a contribuição de cada regional para a temática do Ano e disse que a Comissão está aberta para receber propostas. A realização de um terceiro Ano Vocacional está na pauta, para votação, da próxima Assembleia Geral da CNBB, a 58º, que acontecerá nos dias 12 a 16 de abril, de forma online. A iniciativa já havia sido aprovada em reunião do Conselho Permanente da CNBB.

Na reunião on-line o padre João também falou sobre o programa “Igreja em Saída”, atualmente exibido pelas televisões de inspiração católica. Ele pediu o apoio dos coordenadores para a pauta do programa, especialmente no mês de agosto, no qual o programa dedicará um dia da semana para tratar de assuntos vocacionais, por ocasião do mês vocacional. “Podemos sugerir notícias e fazermos uma breve reflexão sobre um tema vocacional”, disse.

Partilhas dos Organismos

Ainda durante o primeiro dia da reunião, os representantes dos organismos tiveram a oportunidade de apresentar suas ações ao longo do ano e realizar uma avaliação de suas atividades.

A Clotilde Azevedo, representante do Instituto de Pastoral Vocacional, apresentou as atribuições do Instituto e falou sobre as formações realizadas em 2020. Citou também a Escola Vocacional (1º e 2º módulos) e atividades programadas para 2021.

Carla Denise e Rafaeli Gonçalves de Meire apresentaram o papel da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB). Falaram sobre a divulgação do meio secular e fizeram uma avaliação sobre o momento vivido em 2020 (por conta da pandemia) e os encontros formativos, rodas de conversa e reuniões realizadas. “O ano foi um desafio, mas um desafio bom. Estamos dando conta e estamos felizes em estarmos com vocês”. Vamos agregar forças”, disse Carla.

Maristela Ganassini apresentou o Serviço de Animação Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Falou sobre as reuniões realizadas a nível nacional e regional, dando ênfase à realização do Pós Congresso Vocacional.

Já o padre Reinaldo Leitão, diretor da revista Rogate, se colocou à disposição para colaboração, para que “a animação vocacional possa continuar no coração das pessoas”. “A nossa missão é ajudar e contribuir nessa grande missão de criar vida vocacional no Brasil”, disse.

Partilha dos Regionais

Já no segundo dia da reunião, 16, os representantes dos regionais puderam compartilhar seus projetos e avaliar suas atividades.

O padre Luciano Alves, representante do Sul 1 (Estado de São Paulo), falou sobre a Assembleia do regional, com o tema “Itinerário da Vida Cristã e projeto pessoal de vida”, que contou com participação significava do Serviço de Animação Vocacional da CRB. A Assembleia foi realizada de 12 a 14 de março de 2020. Ele também abordou as demais atividades realizadas com a temática do mês vocacional em 2020.

Márcio Fernandes Conceição, representante do Norte 1 (Roraima), falou sobre os desafios de se realizar encontros com a juventude ao longo de 2020. “Nossa região carece de acesso à internet e com o agravamento da pandemia piorou”, contou. Apesar disso, citou que em Roraima houve encontros de oração online e que no mês de agosto de 2020 testemunhos foram feitos nas redes sociais, por ocasião do mês vocacional.

Também outros representantes dos regionais deram seus depoimentos.

Eleição

Ainda no segundo dia do encontro foi realizada a eleição para a escolha dos quatro novos membros da Coordenação Nacional. Foram escolhidos representantes para as funções de coordenador, vice-coordenador, secretário e conselheiro. O mandato segue o da presidência da CNBB, ou seja, quadrienal. A eleição estava programada para março de 2020, mas a pandemia exigiu o cancelamento do encontro que seria realizado em Brasília. Portanto, esta coordenação terá um mandato de três anos.

Foram eleitos:

  • Padre MARLON MALACOSKI, coordenador. Da diocese de Caçador (SC), trabalha como reitor da etapa de Teologia em Florianópolis. Está desde 2016 como coordenador do SAV/PV no Regional Sul 4. Tem 8 anos de sacerdócio.
    Padre GUILHERME MAIA JÚNIOR, vice-coordenador. Da diocese de Coxim (MS), reside e trabalha no Paraíso das Águas (MS), onde é pároco. Está desde 2019 como coordenador do SAV/PV no Regional Oeste 1. Tem 5 anos de sacerdócio.
    EDNA MARIA DE SOUSA, secretária reeleita. É consagrada do Instituto Servas de Jesus Sacerdote, reside e trabalha em Brasília. Regional Centro Oeste.
    Irmã CÁILLA RAFAELA BELFORT DE ALMEIDA, conselheira. Pertence à Congregação das Servas Pobres de Jesus Cristo. Reside e trabalha em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza (CE). Participa do SAV/PV da CRB Ceará, além de trabalhar como assessora das Juventudes.

Além dos novos eleitos, a coordenação nacional é composta pelo bispo referencial, dom José Albuquerque, auxiliar de Manaus, pelos dois assessores da Comissão para os Ministérios Ordenados, padre João Cândido e padre Juarez Destro.

Os membros da Coordenação Nacional do SAV/PV terão a missão de juntos colaborar na elaboração ou indicação de projetos específicos, a serem encaminhados à Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB para a devida análise, aprovação e encaminhamentos práticos, garantindo, assim, um trabalho integrado, de comunhão.

FONTE: CNBB

https://www.cnbb.org.br/coordenacao-nacional-do-servico-de-animacao-vocacional-sav-pv-faz-reuniao-e-escolhe-novos-membros/