DOM DAVID DIAS PIMENTEL, BISPO EMÉRITO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP), MORRE EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

março 16, 2021

A diocese de São João da Boa Vista (SP) comunicou na tarde desta terça-feira, 16 de março, o falecimento de seu bispo emérito, dom David Dias Pimentel, aos 80 anos. Acometido pela covid-19, o bispo emérito estava internado desde o dia 8 de março na UTI do Hospital Maternidade da Unimed, em São João da Boa Vista. Com o agravamento do caso, no domingo, 14 de março, havia sido entubado.

O sepultamento está previsto para amanhã, 17 de março, às 9h, na catedral São João Batista. O bispo diocesano, dom Antônio Emídio Vilar vai presidir a missa, com a presença dos presbíteros, diáconos e familiares. A solenidade de despedida terá a participação restrita de pessoas devido à pandemia. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelas mídias sociais e pela webtv da diocese.

Biografia

Quarto bispo da diocese, dom David nasceu em 18 de Março de 1941, em São Miguel, no Arquipélago de Açores em Portugal. Foi ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1969, em São José do Rio Preto (SP), e bispo em 31 de Janeiro de 1997 também em São José do Rio Preto. Sua posse em São João se deu no dia 25 de Março de 2001. Ele conduziu a diocese até 28 de Setembro de 2016. Adotou como lema episcopal: “Ministrare, Non Ministrari” (Servir, não ser servido).

Nota de pesar pelo falecimento
de Dom David Dias Pimentel

Brasília-DF, 16 de março de 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento em decorrência da covid-19 nesta terça-feira, 16 de março, do bispo emérito da diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom David Dias Pimentel.

O lema episcopal  “Servir, não ser servido” traduziu o ministério de Dom David junto ao povo de Deus no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, terra que adotou como sua morada.

Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de Dom David, ao bispo diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, ao clero e ao povo da diocese e aos seus amigos, ao mesmo tempo que reafirmamos nossa fé na ressurreição e na vitória da vida sobre a morte .

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

FONTE: CNBB 

https://www.cnbb.org.br/260771-2/