Dom Vasconcelos participa da 58ª Assembleia Geral dos bispos de forma virtual

abril 17, 2021

O bispo da diocese de Sobral de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, participou nessa semana da 58ª Assembleia Geral dos bispos, que ocorre via transmissão remota esse ano, em decorrência da pandemia de covid-19. 

A Assembleia acontece desde a segunda-feira (12) e tem previsão de término na sexta-feira (16). Por ocasião da pandemia, a assembleia ocorre de forma virtual sendo a primeira vez na história que o evento ocorre nesse formato. Por isso, não ocorre votações que impliquem consequências de natureza legislativa para a CNBB. 

Por outro lado, as votações de natureza pastoral puderam ocorrer, como acontece normalmente sobre as mensagens que a Conferência envia ao povo brasileiro. 

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro na segunda-feira às 8h. “Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, falou o arcebispo Dom Walmor. Participam da assembleia cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. 

O tema principal da Assembleia esse ano se trata do Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, está em debate o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionária

Matéria: Samuel Carvalho - Redação Correio da Semana