Conhecendo a Pastoral do Dízimo

julho 26, 2021

As 4 dimensões do dízimo

De acordo com o Documento 106 da CNBB são elas:
Dimensão religiosa: ajuda ao cristão a compreender a vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus.

Dimensão eclesial: traz a consciência de ser membro da Igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.

Dimensão missionária: permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas. (Igrejas irmãs)

Dimensão caritativa: é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência.
As principais fundamentações do dízimo são encontradas na Sagrada Escritura. Ao entregarmos o nosso dízimo reconhecemos que Deus é o Senhor de tudo o que existe e, por reconhecimento e gratidão por tudo o que Dele recebemos, devemos dar o melhor a Ele.

Fonte: PASTORAL DO DÍZIMO DIOCESANA DE SOBRAL-CE