Pe. Ronaldo tomara posse como vigário paroquial de Ipu

janeiro 31, 2022

No sábado dia 05 de fevereiro as 17h30 na Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu ocorrerá a  posse do novo vigário paroquial, Pe. Ronaldo Marques, convidamos nossas comunidades, pastorais e os fieis em geral para celebrem com Pe. Ronaldo que começara sua missão em nossa paróquia;

Conheça a Biografia de Pe. Ronaldo

Senhor, tu sabes tudo, sabes que te amo. João 21, 17.

Padre Ronaldo Marques da Costa, nasceu em 19 de abril de 1974 em Divino das Laranjeiras – Minas Gerais. É filho legítimo de Israel Marques da Costa e Ana Dias da Costa. Recebeu o sacramento do batismo na capela de Nossa Senhora das Graças no distrito de Macedônia, Paróquia Divino Espirito Santo, Diocese de Governador Valadares.

Já os demais sacramentos, como a primeira eucaristia e crisma, recebeu na Paróquia de São Geraldo Magela, no Distrito de Bom Jesus de floresta, Central de Minas na Diocese de Teófilo Otoni.

Cursou os estudos primários e médio na Escola José Pinto Neto em Macedônia, Central de Minas. No auge de sua juventude, aos 23 anos de idade, lançou-se na vida missionária, seguindo sempre as orientações de Jesus que diz: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura. (Mc16,15)

Desse modo, padre Ronaldo Marques visitou e pregou missões em várias cidades do país, impelido pelo amor a vida franciscana, que pela simplicidade de vida que ele viveu, tocou vários corações. Iniciou os seus estudos filosóficos na UNIFAI em São Paulo e concluiu o curso na Faculdade Católica em Fortaleza, onde cursou e concluiu os estudos filosóficos e teológicos em 2015.

Depois disso, veio para a Diocese de Sobral, onde após anos de missão nessas terras, recebeu o convite zeloso do Bispo Dom Vasconcelos para ingressar no Seminário Filosófico São João Paulo II no ano de 2019.

No mesmo ano, depois da aprovação de seus formadores e do bispo diocesano, foi ele aprovado para o estágio pastoral na Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz. Onde colocou seus dons a disposição da igreja. No dia 09 de dezembro de 2019 foi admitido as ordens sacras com mais 05 seminaristas na catedral de Sobral.

Em meio a pandemia da covid-19, nasceu para a igreja de Sobral um novo diácono no dia 29 de junho de 2020 na Paróquia de Bela Cruz, com a participação de uma representação do clero, da paróquia e da equipe de liturgia. Mesmo não tendo muitas pessoas presentes no rito de ordenação, mas isso possibilitou que muitas outras pessoas amigas e caras ao diácono Ronaldo, participassem pelas mídias sociais.

Nessa solene liturgia, foi divulgado o dia onde pela imposição das mãos de Dom Vasconcelos, o diácono Ronaldo Marques se tornaria presbítero para a nossa diocese, a data escolhida foi 09 de dezembro de 2020 com a celebração marcada na igreja catedral de Sobral, com a presença maciça do clero e do povo de Deus.

Ao término da celebração, o bispo diocesano divulgou a primeira paróquia em que o padre Ronaldo iria exercer o seu ministério, a paróquia escolhida foi a Paróquia de São Francisco em forquilha, onde viveu sua primeira experiência com vigário paroquial tomando posse em 10 de janeiro de 2021.

Havendo necessidade de nomear um novo vigário para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em massapê no dia 27 de junho de 2021 tomou posse onde exerceu com muita dedicação e amor a sua missão sacerdotal.

Na Assembleia Diocesana em dezembro de 2021, Dom Vasconcelos anunciou que Pe. Ronaldo Marques será transferido para a Paróquia São Sebastião de Ipu onde exercerá sua missão como vigário paroquial.