XVIII Congresso Eucarístico Nacional: Dom Fernando realizará lançamento na Diocese de Sobral

junho 30, 2022


 No próximo dia 10 de julho, haverá o Lançamento do XVIIIº Congresso Eucarístico Nacional na Diocese de Sobral. Estará presidindo a Solene Celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora da Conceição – Sé de Sobral, Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Recife às 18h30.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)
A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus. No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã.” O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Logo oficial do XVIII Congresso Eucarístico Nacional 2022

Neste ano o congresso tem como tema: “Pão em todas as mesas”, e lema: “Repartiram o pão com alegria e não havia necessidade entre eles”, será sediado na Arquidiocese de Olinda e Recife. Uma vasta programação será realizada nas dependências do Centro de Convenções de Olinda, como a Cerimônia de Abertura, a Feira Católica e a Vigília da Juventude, além das exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais do Brasil, entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022. No espaço festivo da Praça do Marco Zero, em Recife, é que ocorrerá a celebração de encerramento, no dia 15 de novembro de 2022.

Texto: Thais Helena – Redação Correio da Semana