O Pároco

 Conheça um pouco da história de vida de nosso sétimo pároco, Pe. João Batista Rodrigues Vasconcelos.

João Batista Rodrigues Vasconcelos nasceu no dia 20 de maio de 1964, na cidade de Sobral-ce, filho de Antônio Ferreira Vasconcelos e Raimunda Rodrigues Vasconcelos, tendo como origem familiar os distritos de Patriarca/Marrecas. 

João Batista é o primeiro de uma família de dez filhos, Iniciou seus estudos na Escola Antônio Mendes Carneiro, fez o curso ginasial (da 5ª a 8 ª serie) na escola Professor Arruda. Fez o segundo grau no Colégio Dom José, concluindo no Colégio Santana quando já cursava seu primeiro ano no Seminário Menor.

Destaca-se alguns pontos da sua vida cristã: Batismo em 21 de junho de 1964 na Paróquia da Sé - Catedral por Pe. Edson Frota, celebrou sua primeira eucaristia no dia 25 de dezembro de 1974 no Santuário São Francisco de Sobral. Foi Crismado por Dom Walfrido Teixeira Vieira em 1979 no Centro Social Rosa Gattorno no Bairro Alto da Brasília onde sua família sempre residiu. 

Ingressou no seminário São José de Sobral no dia 02 de agosto de 1982 com 17 anos de idade. 

Em 1984 começou o curso de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha no (ITEP) Instituto de Teologia Pastoral, residindo no Seminário Regional Nordeste I – Fortaleza-ce. Concluindo seus estudos seminarísticos e recebido ordens menores foi ordenado diácono no dia 24 de junho 1990 e ordenado sacerdote no dia 30 de dezembro de 1990 na Catedral da Sé-Sobral pela imposição das mãos do reverendíssimo e excelentíssimo Dom Walfrido Teixeira Vieira.

Pe. João fez curso de especialização em liturgia em 1989-1990 na Faculdade Nossa Senhora da Assunção-São Paulo. Fez validação do seu curso filosófico-licenciatura plena em Filosofia na (UECE) Universidade Estadual do Ceará e (UVA) Universidade Vale do Acaraú em 1995.

Participou do curso de espiritualidade missionaria em 1996 no (CIAM) Centro Internacional de Animação Missionária em Roma-Itália onde teve encontros pessoais com o santo padre, o Papa João Paulo II.

No ano 2000-2002, Pe. João fez o curso de mestrado em gestão educacional pela (UVA) – Universidade Vale do Acaraú e (UIL) – Universidade Internacional de Lisboa.

Seu percurso pastoral e ministerial: 1990 – 1991 ordenação e vigário da Catedral da Sé de Sobral. Em 20 de junho de 1992 foi nomeado o primeiro pároco da nova Paróquia de São Francisco em Forquilha onde viveu seu ministério até 1996.  

Sua segunda Paróquia foi Santo Antônio de Cariré 1996-2000. Sua terceira Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Bela Cruz de 2000- 2012. Sua quarta Paróquia: Nossa Senhora da Conceição - Catedral da Sé 2012-2017; sua quinta Paróquia São Sebastião de Ipu de 21 de fevereiro de 2017 até os dias atuais.

Além de sua missão como pároco em suas paróquias; Pe. João Lecionou no Colégio Geo-Sobralense as disciplinas de Educação Religiosa, Introdução a Filosofia e Introdução a Sociologia no ensino médio. 

Foi professor colaborador na Universidade Vale do Acaraú nos cursos de Pedagogia, História e Física nas disciplinas de fundamentos filosóficos da educação e introdução a Psicologia. 

Seu ministério foi enriquecido pelas oportunidades de trabalhar em âmbito diocesano como Coordenador do Setor de Catequese, Diretor da Caritas Diocesana, Coordenador Diocesano de Pastoral, Membro dos Conselhos Diocesanos e Vigário Episcopal da Região Araras, funções que exerceu com dedicação e espirito de serviço missionário.

                                                         

                    

                                                                                              Atualizada em 18 de Março de 2021.